domingo, 2 de junho de 2013

A meia-idade é sinónima de infidelidade?


Necessariamente infiel? A crise de meia-idade não conduz, necessariamente, à infidelidade. Quando acontece - e é frequente - é por que algo está mal na vida do casal. Não é o homem que arranja uma amante, é o casal que arranja uma amante. E mesmo o interesse súbito por mulheres mais novas tem o que se lhe diga. A maioria procura jovens não pelo sexo, mas para mostrar que conseguem tê- las. E há que desmistificar. A vida sexual é mais ativa em casais em que a mulher é mais velha, porque a sexualidade feminina não declina, apesar das alterações fisiológicas. Muitos especialistas defendem que as mulheres ao passarem pela menopausa, muitas mulheres sentem-se mais sensuais e têm mais desejo.
O melhor é não se precipitar. Se é capaz de apaixonar-se por outras pessoas e outros projetos que não os que tem, então também é capaz de tentar resolver o que está errado. Fugir à realidade e aos problemas não é boa ideia, muito menos procurar soluções fora do contexto do casal e fora de si próprio. Esperar que passe, por muito simplista que possa parecer, é uma solução. Embora muitos homens procurem a ajuda de antidepressivos, esta é uma solução errada.

Para as questões mais biológicas, pode-se consultar um endocrinologista, um andrologista, um urologista ou, simplesmente, o médico de família. Mas não faça dramas. Todos gostamos de organizar a vida em ciclos. Só que as fases são meramente circunstanciais e fruto de uma construção social. Encare a realidade: o ser humano é finito. "Não podemos querer viver como um ser estático". Todos os ciclos da vida têm vantagens e desvantagens. Não significa, necessariamente, que se esteja a declinar. No início do século XIX, a esperança média de vida era de 40 e poucos anos. Hoje, nessa idade, está-se a meio da vida.

Recomenda-se, acima de tudo, que se opte por um estilo de vida mais saudável. E tem de se ter noção de que a idade afeta a ereções - o homem não pode esperar uma ereção tão forte aos 40 como tinha aos 18. Recorrer a técnicas de auto-afirmação cuidando da aparência física é outro truque. 

Sem comentários:

Enviar um comentário